cabeça.png

CURSO EM PARCERIA COM AS PROFESSORAS
POLYANA GOMES DA SILVA E ADRIANA CHAGAS (PSICOPEDAGOGAS)

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

 

Educação e Psicopedagogia

OBJETIVO GERAL

 

Ensino virtual remoto de conteúdos Psicopedagógicos. Sequência de mentorias Psicopedagógicas para profissionais da Psicopedagogia e áreas afins (professores, psicólogos, Psicanalistas, fonoaudiólogos etc).

EMENTA

 

Profissionais e estudantes de pedagogia, licenciaturas, da estética, psicologia, pedagogia empresarial, profissionais liberais e áreas afins.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Discutir sobre o atendimento psicopedagógico;

  • Mostrar como devemos iniciar um atendimento clínico;

  • Discutir que conhecimentos são necessários à prática Psicopedagógica; e

  • Apresentar o que é essencial para um atendimento psicopedagógico da avaliação diagnóstica à intervenção;

  • Conhecer os recursos tecnológicos como ferramentas necessárias para auxiliar no atendimento psicopedagógico;

  • Conhecer propostas de atividades para intervenção psicopedagógica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Trilha 1. Anamnese;

Trilha 2. EOCA ( Entrevista centrada na aprendizagem do aluno);

Trilha 3. Provas Piagetianas ( por que aplicar);

Trilha 4. Provas pieagetianas ( como aplicar);

Trilha 5. Técnicas projetivas ( entendendo o desenho da criança);

Trilha 6. Devolutiva e relatório;

Trilha 7. Uso de recursos tecnológicos na aprendizagem;

Trilha 8. Intervenção Psicopedagógica;

Trilha 9. Bônus de materiais.

METODOLOGIA DE ENSINO

 

​Será utilizada através da plataforma on-line com aulas teóricas expositivas por meio da Plataforma Zoom , através de material teórico em PDF, além de atividades práticas.

RECURSOS DIDÁTICOS

Recurso tecnológico, através da plataforma zomm e atividades prática.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será processual à medida que os alunos vão realizando as atividades propostas, de acordo com o conteúdo programático. Além de atividades práticas para intervenção de dificuldades de aprendizagens.

CRONOGRAMA

  • DATA:  07 à 27 de Abril dividido em módulos (trilhas).

  • Segundas e quartas-feiras

  • HORÁRIO: 19h30min – 21h30min.

  • PERÍODO: 4 semanas divididas em 8 módulos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

WEISS, Maria Lúcia L. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica. 2ª ed. ver. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. - Pesquisa em Psicopedagogia: CADERNOS DE PSICOPEDAGOGIA, da editora Memnon. (4 números publicados). COLEÇÃO TEMAS DE PSICOPEDAGOGIA, da Editora Memnon. (7 volumes). CONSTRUÇÃO PSICOPEDAGÓGICA.

SANTOS, Josiane Gonçalves. A  Avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem. Curitiba: Editora Fael, 2010 100 p. Nota: conforme Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 1. Avaliação educacional. 2. Aprendizagem. I. Título Gonçalves Santos. – Curitiba: Editora Fael, 2010 100 p. Nota: conforme Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 1. Avaliação educacional. 2. Aprendizagem. I. Título.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

PAIN, Sara e Gladys Jarreau. Teoria e técnica da arte-terapia. A compreensão do sujeito. Porto Alegre RS Brasil: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1996. 264p. ISBN 85-7307-157-5. 28 PIMENTA, Nelson e Ronice Muller de Quadros, Curso de LIBRAS 1. Rio de Janeiro RJ: LSB Vídeo, 2006, 104p. ISBN 978-85-60221-00-X.

VISCA, Jorge. Introdução aos jogos lógicos no tratamento psicopedagógico: história, regras e significado psicopedagógico. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2012. WILLINGHAM, Daniel T. Por que os alunos não gostam da escola? Respostas da ciência cognitiva para tornar a sala de aula atrativa e efetiva. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Voltar a lista de cursos