3 enafen.png
3 enafen data.png
3 enafen222.png
botão.png

Programação do Evento

III ENCONTRO ACADÊMICO DA FACULDADE FAMEN

Tema: vozes dos estudantes sobre Paulo Freire

19:00H - PROGRAMAÇÃO DE BOAS-VINDAS

Profa. Drda. Wendela Sara Silva (Faculdade FAMEN. Brasil)

 

19:05H - CERIMÔNIA OFICIAL DE ABERTURA

Direção Geral da FACULDADE FAMEN

Profa. Ms. Valdete Batista do Nascimento

 

19:10H - PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Tema: Poema em alusão ao centenário de Freire

Mediadora: Ms. Rayssa Cyntia Baracho Lopes

Apresentador: Professor e Poeta Francisco Donizete

 

19:20H - PALESTRA PRINCIPAL

Palestrante: Pedro Gorki

Tema: vozes dos estudantes sobre Paulo Freire

Estudante de Pedagogia da UFRN, Coordenador Geral do Centro Acadêmico Paulo Freire, tesoureiro da União Estadual dos Estudantes e ex-presidente da UBES

 

20:00H - RELATO DE VIVÊNCIA

"E se Paulo Freire tivesse smartphone? O processo de ensino-aprendizagem na era da informação"

Palestrante: Pedro Venâncio

Estudante de Ciências Sociais na UFRN. Porta-voz de Comunicação do @movimentobrota e idealizador do projeto #DiskCDE

 

20:30H - MESA DE DIÁLOGOS I

Tema: Novas Tecnologias & Paulo Freire

Mediadora: Profa. Ms. Liliane Câmara

Arguição: Prof. Ms. Luiz Antônio da Silva; Profa. Espª. Jaqueline Alves e a estudante de Pedagogia FAMEN Janiele Souza (Faculdade FAMEN)

20:50H - MESA DE DIÁLOGOS II

Tema: Legado de Paulo Freire sobre a literatura infantil e o processo de humanização dos aprendentes

Mediadores:  Profa. Esp. Adriana Leite; Prof. Esp. Otacílio Nascimento; Profa. Ms. Rayana Garcia e estudantes de Pedagogia FAMEN: Ana Talita do Nascimento de Lima, Raimunda Cristiana Alves de Souza e Edilson Ferreira de Araújo

 

21:10H - MESA DE DIÁLOGOS III

Tema: Problematizações de Paulo Freire sobre a Educação de Jovens e Adultos

Mediadores: Prof. Drdo. Adriel Bezerra e Profa. Dra. Juliana Alencar e estudantes de Pedagogia FAMEN: Alessandra Nogueira da Silva, Alexandre Silva de Araújo e Karolina Fonseca da Silva

21:30H - LANÇAMENTO FAMEN NEWS: 2ª Edição

Mediadoras: Profa. Ms. Valdete Batista do Nascimento (Diretora Geral da Faculdade FAMEN); Profa. Ms. Evanilda Brito (Faculdade FAMEN) e os estudantes de Pedagogia FAMEN: Nially Souza e Louise Medeiros

 

21:50H - LANÇAMENTO DE REVISTA CIENTÍFICA E DE E-BOOK

Volume II da Revista Faculdade FAMEN (REFFEN)

Apresentação: Dra. Andrezza Tavares (IFRN/Chefe de edição da REFFEN) e Eduardo Francisco das Chagas (Estudante de Mestrado do IFRN)

Lançamento da obra Signos Secos, de Eduardo Martins. Editora Temática.

 

22:30H - PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE ENCERRAMENTO

Homenagem ao centenário de Paulo Freire

Mediadora: Profa. Ms. Liliane Câmara

Comitê Científico do III ENAFEN

Profa. Dra. Andrezza M. B. do N. Tavares. IFRN/ PPGEP /Brasil

Profa. Ms. Rayana Garcia de Macêdo Cavalcante. FAMEN/ Brasil

Profa. Drda. Wendella Sara C Silva. FAMEN/ Brasil

Prof. Drdo. Luiz Antônio da Silva dos Santos

Profa. Dra. Juliana Alencar de Souza FAMEN/Brasil

Prof. Especialista Otacílio Marcelino do Nascimento. FAMEN/Brasil

Profa. Esp. Adriana da Silva Leite FAMEN/Brasil

Profa. Ms. Liliane Silva Câmara de Oliveira FAMEN/Brasil

Profa. Ms. Rayssa Cyntia Baracho Lopes. FAMEN/Brasil

Profa. Esp. Jaqueline Alves. FAMEN/Brasil

Prof. Drdo. Adriel F. de A. Bezerra. FAMEN/Brasil

Profa. Ms. Evanilda de Brito Lopes. FAMEN/Brasil

Profa. Ms. Valdete Batista do Nascimento. FAMEN/Brasil´

Palestrantes e Convidados Especiais

Pedro Lucas Gorki

Tem 20 anos de idade, foi presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Natal (2016 - 2017) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (2017- 2020), foi conselheiro nacional de juventude (2018-2019), foi diretor dos grêmios estudantis da Escola Freinet e do IFRN-Cidade Alta e foi conselheiro de Gestão Democrática (2016).

Atualmente, cursa o 2º período de Pedagogia na UFRN, é recém-eleito Coordenador Geral do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire, tesoureiro da União Estadual dos Estudantes, bolsista da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais no projeto em parceria com a Secretaria de Educação do Maranhão e 1º Suplente de Vereador em Natal, pelo PCdoB.

Pedro Venâncio

Pedro Venâncio tem 22 anos e é morador da Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal. Lá, ele toca o projeto #DiskCDE.

Cursou ensino médio técnico-integrado em Informática para Internet no IFRN e hoje estuda Ciências Sociais na UFRN, onde já foi bolsista de apoio técnico e de pesquisa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos - Tirésias.

No movimento estudantil, coordenou o processo de reconstrução do Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS) e disputou o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN em 2019.

É Porta-voz de Comunicação do Brota - Movimento de Ações Populares e assistente administrativo da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Norte (UEE/RN).

Profa. Dra. Andrezza Tavares

Andrezza Tavares é Doutora e Mestre em Ciências da Educação pela UFRN. Tem Curso de Pedagogia, Jornalismo e Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica. É Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), onde realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. No IFRN, atua como Professora do Programa de Pós-Graduação Acadêmica (PPGEP/IFRN), do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF/IFRN) e dos Cursos Superiores de Graduação. No Jornalismo, escreve, reporta e apresenta nos veículos de comunicação “Potiguar Notícias” (Portal eletrônico) e “PNTV” (TV digital).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5187018279016366

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6857-7947

Profa. Dra. Juliana Alencar

Doutora em Psicologia (UCB-DF/ 2018). Mestre em psicologia (UCB- 2013). Membro fundadora da ATF-RN ( Associação de Terapia Familiar do RN). Docente da FAMEN (Faculdade Metropolitana Norte Rio Grandense) e Membro do conselho editorial da editora FAMEN. Graduação em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN (2003). Especialização em psicologia da saúde (UFRN- 2004). R2 no Hospital das Forças Armadas por 8 anos, Assistente em psicologia na UISM- DF, Militar- chefe do setor de Psicologia da UISM- DF. Tendo experiência na área de Psicologia clínica, com ênfase em Psicologia infantil/ Adolescência e sistêmica, atuando principalmente nas seguintes áreas: saúde mental na infância e adolescência, Grupos Terapêuticos, infância e adolescência, Avaliação Neuropsicológica, e Avaliações psicológicas. Responsável Técnica do IESB/ sul- DF de 2014 a 2015. Psicóloga da secretaria de saúde do RN, atuando no CAPS- infantil em Natal-RN, de 2015 a 2017. Atualmente, docente da pós- graduação, graduação e cursos técnicos; Autônoma em consultório de Psicologia particular, presencial e online. Tendo público e impresso seu livro: Família e Obesidade.

Profa. Drda. Wendella Sara

Wendella Sara Costa da Silva, Doutoranda em Demografia (PPGDEM/UFRN), mestre em Demografia e graduada em Ciências Sociais (UFRN). Docente da FAMEN. Integrante do grupo de pesquisa Habitus de Estudos (perspectivas Bourdiesianas). Integrante do projeto de extensão " Eu, Minha Casa e Minha Escola.

Prof. Ms. Luíz Antônio dos Santos

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre (IFRN/UFERSA/UERN). Especialista em Língua Portuguesa e Matemática numa Abordagem Transdisciplinar pelo Programa de Pós Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2013); e Pedagogo pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010). Atua na coordenação pedagógica da Escola Estadual em Tempo Integral Tristão de Barros e na docência da Rede Municipal de Ensino, desde 2010. Tem livros autorais publicados, capítulos de livros, além de artigos em revistas especializadas.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2556-3032.

Prof. Esp. Otacílio Marcelino do Nascimento

Especializado em Intervenção Sociopsicoeducativa na área da Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Graduado em Pedagogia com habilitação em Gestão Educacional. Técnico em Noções Didático-Pedagógica para Instrutoria – “Laureado da Turma”. Professor no curso de Pedagogia (presencial e EAD) dos cursos de Pós-graduação em Educação Infantil e Psicopedagogia. Atuou por vinte e seis anos nas áreas da Qualificação Profissional de Jovens e Adultos, e foi Coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV - no Centro Educacional Dom Bosco – CEDB (Rede Salesiana Brasil de Ação Social - RSB). Atuou como Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Natal/RN – COMDICA, no biênio 2016/2018, representando o Centro Educacional Dom Bosco – CEDB. Docente na Faculdade Maciço de Baturité - FMB e na Faculdade Metropolitana Norte Riograndense - FAMEN.

Prof. Ms. Rayana Garcia de Mâcedo Cavalcante

Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFRN. Tecnóloga em Gestão Ambiental pelo IFRN. Técnica em Tecnologia Ambiental, com habilitação em Controle Ambiental, pelo IFRN. Docente no curso de Pedagogia da Faculdade FAMEN. Servidora pública estadual da Secretaria de Saúde Pública do RN. Atua em consultorias ambientais na área de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Profa. Ms. Liliane Câmara

Liliane é Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (Biologia) – (UEPB-Campina Grande/PB). É Especialista em Microbiologia e Parasitologia (UniFacex) e está concluindo a especialização em Educação Especial - Libras (FAMEN) Natal/RN. É Licenciada em Ciências Biológicas (UnP/Natal/RN). Na formação complementar fez os cursos: Uso das Tecnologias da Informação e comunicação na educação (IFRN/Natal/RN – 2017); Curso de Metodologias Ativas (UFRN/Natal – 2019); cursa Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica pela (UFCE/Sobral/CE – 2021). Atualmente exerce a função de Coordenadora Pedagógica Geral na Secretaria Municipal de Educação de Pureza/RN - 2017; possui atuação como Docente na Pós-graduação pela Faculdade Metropolitana Norte Riograndense - FAMEN.

Profa. Esp. Adriana da Silva Leite

Professora Adriana da Silva Leite, formada Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É especialista em Produção Textual e Gramática pela UFRN. Atuou como professora substituta do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal Central e Ipanguaçu. Hoje, atua como professora do curso de Pedagogia da Famen.

Prof. Drdo. Adriel Felipe de Araújo Bezerra

Doutorando em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR/UFRN), mestre em Demografia (PPGDEM/UFRN) e graduado em Ciências Sociais pela UFRN. Tem expertise em sociologia e demografia da educação e pesquisa sobre evidence-based policies, capacidades analíticas do Estado e desigualdades educacionais. Atualmente é membro da Global South Academic Network (GSAN) e mentee no programa de mentoria da American Political Science Association (APSA).

Profa. Drda. Evanilda Brito Lopes

Doutoranda em Ciências da Educação pela Lusofona/PORTUGAL, Mestre em Ciências da Educação pela Lusofona/PORTUGAL, Especialista em Gestão Escolar, Políticas Públicas e Psicopedagogia Institucional e Clinica. 
Graduada em PEDAGOGIA pela UFRN, Professora na Faculdade FAMEN, Pesquisadora CNPq/PIBID e Professora aposentada da rede Estadual e Municipal do RN/Brasil.

Prof. Esp. Jaqueline Alves

Com licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (UFRN) e especialização em Estudos da Escrita e Ensino (UFRN). Tem experiência de mais de 15 anos em sala de aula do ensino regular, ensino superior, além de experiência na orientação e correção de textos acadêmicos.

Organizadores do Evento

Valdete Nascimento

Diretora Geral

da Faculdade

FAMEN

Amélia Tavares

Procuradora Institional da 

FAMEN

Prof. Ms. Luiz Antônio

(Faculdade FAMEN)

Profa. Dra. Andrezza Tavares

(IFRN)

Apoio e Realização

icons.png