Graduação em Pedagogia

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Agendado

Entre em contato com a nossa equipe, tire suas dúvidas e agende um dia e horário para realizar o seu vestibular.

Nota do ENEM

Informe a edição do Enem da qual você participou e as notas das provas. O resultado sai na hora e a classificação é feita de acordo com a nota. Assim, é possível se matricular e já se preparar para as aulas.

Segunda Graduação

Para se candidatar à nova graduação, você só precisa apresentar seus documentos de identificação e os referentes ao curso anterior, como diploma e histórico do curso.

Transferência

Esse ingresso exige documentos como o histórico do curso, seus documentos de identificação e programa das disciplinas.

INFORMAÇÕES DO CURSO

OBJETIVO DO CURSO

Formar trabalhadores para o campo transdisciplinar das ciências da educação, com ênfase nas aprendizagens para a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como, para a práxis em gestão escolar. A Faculdade FAMEN toma como objetivo central do curso de Pedagogia formar profissionais com profundidade reflexiva, com competência técnica e com compromisso político-social para o enfrentamento dos múltiplos desafios da profissão docente.

​PERFIL DO EGRESSO

Ao final do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade FAMEN se almeja a formação do pedagogo dialógico, pragmático, crítico e político, capaz de desenvolver práxis integradoras e de atuar como trabalhador da educação nas diferentes ofertas de ensino, a saber: Educação Infantil, anos Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Médio; nas distintas modalidades da educação nacional: Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Inclusiva, Educação do Campo, Educação à distância, entre outras; e, na gestão pedagógica, atuando em Instituições Escolares e Não Escolares, incluindo as funções de direção geral, coordenação pedagógica e supervisão escolar, seja no seguimento público ou no privado.

HABILIDADES PROFISSIONAIS

  • Formar profissionais com habilidades teórico metodológicas, técnico operativas e ético políticas comprometidos com os valores e princípios norteadores da profissão;
  • Formar profissionais críticos e competentes capazes de formular propostas e que sejam solidários com aqueles com quem se convive;
  • Formar profissionais capazes de agendar, planejar, implementar e avaliar políticas educacionais;
  • Estimular a atitude investigativa para a intervenção diante dos desafios da realidade educacional e estimular a produção científica, inclusive, por meio de publicações na Editora FAMEN;
  • Instrumentalizar para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício profissional através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Estimular o aperfeiçoamento profissional através de formação continuada e da verticalização dos estudos por meio do Programa de Pós-Graduação lato sensu da Faculdade FAMEN;
  • Concorrer para o desenvolvimento do exercício da cidadania e do processo de democratização da educação brasileira;
  • Contribuir para o desenvolvimento da região de inserção da Faculdade FAMEN, mediante políticas educacionais e do empenho profissional para a qualidade social da educação.

7 MOTIVOS PARA FAZER O CURSO DE PEDAGOGIA

  1. Aprender sobre o processo de aprendizagem: Como estudante de Pedagogia, você terá a oportunidade de aprender sobre os diferentes estágios do desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e jovens, e como as diferentes teorias da aprendizagem podem ser aplicadas em sala de aula.
  2. Desenvolver habilidades de ensino: Durante a graduação em Pedagogia, você será exposto a diferentes estratégias e técnicas de ensino para tornar as aulas mais atraentes e eficazes para os alunos, e aprenderá como planejar, implementar e avaliar o progresso de seus alunos.
  3. Conhecer as políticas educacionais: Como futuro pedagogo, você precisará estar atualizado sobre as políticas educacionais do seu país, para entender como elas afetam o sistema educacional e como implementá-las na prática.
  4. Trabalhar com diversidade: A Pedagogia é uma disciplina que lida com a diversidade de alunos, que pode envolver diferentes culturas, línguas, habilidades e necessidades educacionais. A graduação em Pedagogia pode ajudá-lo a se preparar para trabalhar com essas diferenças e a criar um ambiente inclusivo e acolhedor em sala de aula.
  5. Aprender sobre psicologia educacional: A psicologia educacional é uma área importante que lida com as diferentes habilidades, necessidades e desafios dos alunos. Na graduação em Pedagogia, você aprenderá sobre a psicologia educacional e como aplicar esses conhecimentos para ajudar seus alunos a atingir seu potencial máximo.
  6. Aumentar as oportunidades de emprego: A graduação em Pedagogia é altamente valorizada no mercado de trabalho, e pode abrir portas para uma ampla variedade de oportunidades de carreira em escolas, universidades, ONGs, empresas privadas e agências governamentais.
  7. Contribuir para a sociedade: Através da educação, os pedagogos têm a oportunidade de fazer uma diferença positiva na vida dos alunos e na sociedade como um todo. Ao se tornar um profissional de Pedagogia, você estará fazendo sua parte para ajudar a moldar o futuro das próximas gerações.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional formado em Pedagogia tem um amplo campo de atuação no mercado de trabalho, podendo atuar tanto na educação formal como na não-formal. Em escolas, pode exercer funções como coordenador pedagógico, orientador educacional, supervisor escolar e professor. Além disso, pode atuar em empresas, ONGs e instituições de ensino superior, desenvolvendo projetos educacionais e de formação de profissionais. A crescente demanda por uma educação de qualidade e a necessidade de profissionais capacitados para atender às novas demandas educacionais, tornam o campo da Pedagogia promissor e em constante expansão.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade FAMEN possui a devida autorização do MEC e é reconhecido por seu compromisso com a excelência acadêmica. Contamos com uma equipe de professores altamente qualificados, composta por Doutores, Mestres e Especialistas, que são cuidadosamente selecionados para garantir a melhor experiência de aprendizado aos nossos alunos.

Nosso curso é estruturado em um total de 3240 horas-aulas, distribuídas ao longo de 8 semestres. Essa carga horária abrangente permite uma formação sólida e abrangente, preparando os estudantes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e para se tornarem profissionais competentes na área da Pedagogia.

Além disso, oferecemos recursos adicionais para enriquecer a jornada acadêmica dos nossos alunos. Temos uma biblioteca física e virtual que proporciona acesso a uma vasta gama de materiais de pesquisa e apoio aos estudos. Também disponibilizamos material didático gratuito, em formato digital, para auxiliar os alunos em suas atividades acadêmicas.

A Faculdade FAMEN investe em tecnologia e oferece um laboratório de informática, garantindo aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades práticas relevantes para a área da Pedagogia. Além disso, oferecemos cursos gratuitos adicionais, que complementam a formação dos alunos e proporcionam uma visão ampla e atualizada da área de atuação.

Na Faculdade FAMEN, estamos comprometidos em fornecer uma formação acadêmica de qualidade, aliada a recursos e oportunidades que agregam valor à experiência de aprendizado dos nossos alunos. Venha fazer parte do nosso curso de Graduação em Pedagogia e prepare-se para uma carreira promissora no campo da Educação.

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO

Metodologia Científica – Carga horária: 60H
Informática e Tecnologias Educacionais – Carga horária: 60H
Leitura e Produção de Textos – Carga horária: 60H
Filosofia da Educação – Carga horária: 60H
História da Educação – Carga horária: 60H
Extensão, Pesquisa e Prática Pedagógica I – Carga horária: 60H
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento I – Carga horária: 20H

Psicologia da Educação – Carga horária: 60H
Didática Geral – Carga horária: 60H
* Educação Ambiental – Carga horária: 60H
Ensino de Língua Portuguesa: Conteúdos e Métodos – Carga horária: 60H
Educação Inclusiva
* Extensão, Pesquisa e Prática Pedagógica II – Carga horária: 60H
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento II – Carga horária: 20H

Ensino de Matemática: Conteúdos e Métodos – Carga horária: 60H
Sociologia e Antropologia da Educação – Carga horária: 60H
Estrutura e Funcionamento da Educação – Carga horária: 60H
Literatura infanto-Juvenil – Carga horária: 60H
Política e Direito Educacional – Carga horária: 60H
* Extensão, Pesquisa e Prática Pedagógica III – Carga horária: 60H
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento III – Carga horária: 20H

Alfabetização e Letramento: Métodos e Perspectivas – Carga horária: 60H
*Fundamentos de Educação Infantil – Carga horária: 60H
Ludicidade, Jogos e Recreação – Carga horária: 60H
*Multiculturalismo e Diversidades – Carga horária: 60H
Psicomotricidade – Carga horária: 60H
Extensão, Pesquisa e Prática Pedagógica IV – Carga horária: 60H
*Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento IV – Carga horária: 20H

Ensino de Ciências: Conteúdos e Métodos – Carga horária: 60H
*Educação e Saúde – Carga horária: 60H
Fundamentos e Metodologia das Atividades Culturais e Artísticas – Carga horária: 60H
*Fundamentos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Carga horária: 60H
Extensão, Pesquisa e Prática Pedagógica – Carga horária: 60H
*Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento V – Carga horária: 20H
Estágio Supervisionado I – Carga horária: 100H

*Educação de Jovens e Adultos: Métodos e Fundamentos – Carga horária: 60H
Ensino de História: Conteúdos e Métodos – Carga horária: 60H
Ensino de Geografia: Conteúdos e Métodos – Carga horária: 60H
*Planejamento e Avaliação Educacional – Carga horária: 60H
Extensão, Pesquisa e Prática Pedagógica VI – Carga horária: 60H
*Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento VI – Carga horária: 20H
Estágio Supervisionado II – Carga horária: 100H

*Fundamentos de Gestão Escolar – Carga horária: 60H
​Optativa I – Carga horária: 60H
Extensão, Pesquisa e Prática Pedagógica VII – Carga horária: 60H
*Pedagogia e Ambientes Educativos não escolares – Carga horária: 60H
Estágio Supervisionado III – Carga horária: 100H
*Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento VII- Carga horária: 40H
​TCC I – Trabalho de Conclusão de Curso – Carga horária: 60H

LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – Carga horária: 60H
*Optativa II – Carga horária: 60H
*Educação Indígena e do Campo – Carga horária: 60H
Fundamentos de Psicopedagogia – Carga horária: 60H
TCC II – Trabalho de Conclusão de Curso – Carga horária: 60H
Estágio Supervisionado IV – Carga horária: 100H
*Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento VIII – Carga horária: 40H

*Subjetividade, Cultura e Educação – Carga horária: 60H
Sexualidade e Educação – Carga horária: 60H
Tópicos Especiais em Pedagogia I – Carga horária: 60H
Tópicos Especiais em Pedagogia II – Carga horária: 60H

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MATRÍCULA

Documentos não autenticados

  • 2 Fotos 3X4
  • Cópia do CPF
  • Cópia do Documento de Identidade (RG)
  • Cópia do Título de Eleitor
  • Cópia do Comprovante de votação ou Certificado de quitação eleitoral
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Cópia do Certificado de Reservista Militar (para homens)

Documentos autenticados

  • Cópia do Certificado de Ensino Médio
  • Cópia do Histórico do Ensino Médio

​​Obs. 01: Certificado e Histórico de Ensino Médio devem ter o carimbo da SEEC – Secretaria de Estado da Educação da Cultura do Esporte e do Lazer e estar autenticados em frente e verso.

Obs. 02: Caso já tenha uma graduação, podem ser apresentados o Certificado e Histórico de conclusão de curso superior realizado em instituição reconhecida pelo MEC.

DIPLOMA DIGITAL

O DIPLOMA DIGITAL de curso superior de graduação é o documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais normatizado pela portaria MEC nº 1095, de 25 de outubro de 2018.

Clique no link e verifique a conformidade do seu DIPLOMA DIGITAL, de acordo com a Instrução Normativa SESU Nº 1/2020 e suas alterações: https://validadordiplomadigital.mec.gov.br/diploma