Biblioteca Immanuel Kant

BIBLIOTECA FÍSICA: IMMANUEL KANT

Immanuel Kant foi o filósofo alemão que fundou a “Filosofia Crítica”. Dedicou-se a pensar sobre a natureza do conhecimento humano e a explicar como ocorrem os funcionamentos da apreensão e da compreensão da realidade.

A infraestrutura da biblioteca da FAMEN atende às necessidades institucionais, apresenta acessibilidade, possui estações individuais e coletivas de estudos, recursos tecnológicos para consulta, guarda-volume, empréstimo e exposição do acervo. O serviço prestado pelo seu bibliotecário fornece condições para atendimento educacional especializado por meio da confecção de ficha catalográfica, ISBN, DOI, Templates de TCC, projetos de apoio a leitura, entre outros.

A biblioteca da Faculdade é nomeada de Immanuel Kant que foi o filósofo alemão que fundou a “Filosofia Crítica”. Dedicou-se a pensar sobre a natureza do conhecimento humano e a explicar como ocorrem os funcionamentos da apreensão e da compreensão da realidade. A biblioteca da Faculdade FAMEN dispõe de uma exposição permanente de réplicas de emblemáticas obras de arte, adquiridas nos museus onde as obras originais se encontram expostas.

Dentre as réplicas expostas na biblioteca FAMEN, se destacam: a obra “Monalisa” de Leonardo Da Vinci adquirida no museu Louvre de Paris, a obra “Guernica” de Pablo Picasso adquirida no museu La Reina Sofia de Madri e a obra “Figura em uma Finustra” de Salvador Dalí adquirida no museu La Reina Sofia de Madri, entre outras.

A biblioteca funciona de segunda até sexta-feira, das 14h às 21h. Para acessá-la, é necessário deixar as bolsas no guarda-volumes antes de adentrar ao ambiente do acervo que disponibiliza 352 (trezentos e cinquenta e dois) títulos cadastrados somando 1817 (um mil e oitocentos e dezessete) exemplares. O ambiente dos DVDs expõe 8 (oito) títulos. Os folhetos também estão presentes na biblioteca e contam com um total de 15 (quinze) títulos. Por último, o ambiente da revista física com um total de 60 (sessenta) títulos. O exemplar mais emprestado até o momento é manuscrito “Psicologia e Pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento”.

Os produtos e serviços oferecidos pela biblioteca são: consulta ao acervo da biblioteca, empréstimos domiciliar, salas de estudo individual e em grupo, elaboração de fichas catalográficas, normalização de documentos e cadastro de trabalhos no repositório da FAMEN (https://editorafamen.com.br/e-books-repositorio/ ).

Além da parte física, a biblioteca trabalha com a parte online composta de software, hardware e de internet. O acesso da Biblioteca virtual é vinculado ao login do sistema Cerbrum e contém mais de 2770 (dois mil e setecentos e setenta) e-books de várias áreas do conhecimento, incluindo as ciências humanas da qual a Educação está inclusa. Para somar com o acervo da biblioteca física e virtual da FAMEN, a Editora FAMEN disponibiliza um rico e atual acervo produzido institucionalmente. Os livros e artigos produzidos pela Editora Acadêmica FAMEN são de acesso universal, público, gratuito e online.

A Editora FAMEN (https://editorafamen.com.br/) é um primor acadêmico!!! Ela disponibiliza ambientes virtuais vinculados no próprio portal da Faculdade FAMEN. O site da editora é estruturado a partir de abas que tratam sobre a sua organização e sobre as especificidades da sua produção acadêmica (livros, revistas, anais, jornais e repositório acadêmico). Dito de forma mais descritiva, existe aba para os e-books, a Revista Faculdade FAMEN (REFFEN), o Repositório Institucional, os Anais de eventos, as publicações do Jornal FAMEN News e o mural com as últimas notícias.

Resta expor que a biblioteca da Faculdade FAMEN integra o agradável e criativo complexo designado “Leonardo Da Vince” que articula distintos ambientes para a ampliação da Formação Humana Integral (ciência, cultura, tecnologia e trabalho) dos acadêmicos da Faculdade FAMEN. Consiste em uma rede de espaços (biblioteca, auditório, laboratório de informática, sala de estudo individual e coletivo, museu escolar, sala de produtos didáticos, e espaço de convivência) intencionalmente utilizados pelas equipes acadêmicas para impulsionar a aprendizagem e a cultura institucional de produção de conhecimento e cultura.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda até sexta
Das 14:00h às 21:00h

CONTATO

E-mail: biblioteca@famen.edu.br

Telefone: (84) 98755-3681

PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS

  • Consulta ao acervo físico;
  • Acervo virtual da Biblioteca A+ (acesso restrito aos estudantes Faculdade FAMEN por meio do Portal CERBRUM);
  • Empréstimos domiciliar;
    Salas de estudo individual e em grupo;
  • Elaboração de fichas catalográficas;
  • Normalização de documentos;
  • Repositório (clique para acessar);
  • Biblioteca Editora Faculdade FAMEN (clique para acessar).

EMPRÉSTIMO

Os alunos da Faculdade FAMEN têm livre acesso ao acervo da Biblioteca, podendo consultar, solicitar ou renovar os livros.
O empréstimo domiciliar é permitido apenas aos usuários cadastrados na Biblioteca.
Todos os livros podem ser emprestados aos usuários previamente cadastrados. No entando, destacamos que as obras de referência, as revistas e os livros com etiqueta vermelha, são apenas para consulta no local.

Condições de Empréstimo

Livros
Empréstimo: 10 dias
Renovação: 10 dias
Multimeios
Empréstimo: 03 dias
Renovação: 03 dias

Informações dos Empréstimos
​Alunos
Limite de Materiais: 03 itens
Prazo: 10 dias

Professores FAMEN
Limite de Materiais: 03 itens
Prazo: 30 dias

Renovação de Empréstimos

– No balcão de atendimento: mediante a apresentação do comprovante de empréstimo ou carteira FAMEN e/ou RG do usuário;

– Por e-mail ocorrerá online (até 2 vezes consecutivas) mediante solicitação enviada ao endereço biblioteca@famen.edu.br com um dia de antecedência da data de devolução.

Termo de doação de Livros

Termo de doação para biblioteca

Ficha de Indicação de Livros/Obras para o acervo físico da Biblioteca

Ficha de Indicação de Livros/Obras

CADASTRO NA BIBLIOTECA

O cadastro dos usuários acontecerá mediante:

  1. Atestado e/ou comprovante de matrícula, comprovação na listagem de alunos da FAMEN (documento fornecido pela secretaria acadêmica de alunos) contendo o número/código de matrícula FAMEN ou RG do requerente aluno, bem como, número funcional para docentes e funcionários;
  2. Preenchimento de formulário próprio da Biblioteca, contendo dados necessários para o cadastramento;
  3. A Biblioteca tem o prazo de vinte e quatro horas para efetuar novos cadastros.
  4. Após a inscrição, o usuário pode fazer empréstimo no Balcão de Atendimento, mediante apresentação da Carteira da Biblioteca FAMEN ou Registro Geral (RG).

MATERIAIS PARA CONSULTA

Livros
Revistas
Materiais de Referência
Multimeios
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

DOWNLOAD DE TEMPLATES

TEMPLATE – TCC PÓS FAMEN

TEMPLATE – MONOGRAFIA GRADUAÇÃO FAMEN

TEMPLATE – ARTIGO CIENTIFICO REVISTA FACULDADE FAMEN

TEMPLATE – RELATO DE EXPERIÊNCIA – REVISTA FACULDADE FAMEN – REFFEN

TEMPLATE – CAPÍTULO DE LIVRO EDITORA FAMEN

TEMPLATE RELATORIO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I, II, III – FAMEN

TEMPLATE RELATORIO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO IV – FAMEN

TEMPLATE RELATÓRIO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO – FAMEN

TEMPLATE SLIDE DE APRESENTAÇÃO DE TCC

TEMPLATE DE APRESENTAÇÃO PADRÃO

TEMPLATE DE CAPA PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

TEMPLATE – CESSÃO PUBLICAÇÃO – LIVROS E PERIÓDICOS EDITORA FAMEN

TEMPLATE – CESSÃO PUBLICAÇÃO PODCAST FAMEN

TEMPLATE-CESSÃO PUBLICAÇÃO DE VÍDEOS – TV SOCIAL MÍDIA FAMEN

TEMPLATE – TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA AULA DE CAMPO

TEMPLATE CESSÃO DE PUBLICAÇÃO DE TCC – FAMEN

IDENTIDADE VISUAL

Logotipo Oficial | Clique para amplicar

 

 

Logotipo alternativo em formato horizontal | Clique para amplicar

PERIÓDICOS

Títulos
​1. Revista Educação Pública
​A Revista de Educação Pública é um periódico do campo da educação com editoração da EdUFMT. A Revista foi fundada em 1992 a partir de ações do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT.
​​
2. Revista RECEI da UERN
​A RECEI é vinculada ao Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (CONTEXTO – CNPq/UERN) e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) – Mestrado em Ensino da UERN. A publicação é avaliada com o Qualis Capes A4.

3. Cadernos de Pesquisa
​A Revista Caderno de Pesquisa em educação tem como objetivo divulgar a produção acadêmica sobre educação, gênero e raça propiciando a troca de informações e debate sobre as principias questões e temas emergentes da área. Privilegia a disseminação das pesquisas realizadas no país e publica também estudos provenientes do exterior.

4. Ciência e Educação
​Ciência e Educação é um periódico trimestral, com edições nos meses de março, junho, setembro e dezembro que se destina à publicação de trabalhos científicos originais.

5. Civitas
A revista se propõe a produzir, divulgar e discutir sobre ciências sociais e áreas correlatas.

6. Educação e Pesquisa
​Educação e Pesquisa, desde 1975, é uma publicação trimestral da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. A revista aceita artigos em português, espanhol e inglês.

7. Educação por Escrito
​A revista Educação por Escrito tem por objetivo a divulgação de investigações de Programas de Pós-Graduação em Educação. Nessa perspectiva, assume uma vertente editorial que se propõe a publicar, divulgar, fomentar e produzir conhecimentos incentivando publicações periódicas próprias e em parcerias com outros Centros de Investigação.

8. Educação e Sociedade
Educação e Sociedade é publicada pelo Centro de Estudos de Educação e Sociedade (CEDES). O periódico aceita contribuições sob a forma de artigos e revisões nos campos da Ciência da Educação.

9. Estudos Ibero-Americanos
​A Revista Estudos Ibero-Americanos é um periódico com publicação quadrimestral, baseado nos princípios do livre acesso. O foco primário da revista é área de História. Textos focados em questões teóricas e metodológicas também têm espaço no periódico.

10. Revista HOLOS
​HOLOS é uma publicação online do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), cujo objetivo é publicar artigos que contribuam para a pesquisa de temas multidisciplinares. O periódico recebe contribuições em português, inglês e espanhol.